terça-feira, 30 de junho de 2009

Dário Berger diz que impasse no transporte público é falta de uma política nacional para o setor

O prefeito Dário Berger (PMDB) disse em entrevista à RBS TV que o impasse entre trabalhadores e empresários do transporte público de Florianópolis é fruto da falta de uma política nacional para o setor.

Berger foi questionado sobre o fim do contrato de 10 anos entre prefeitura e empresas, em 23 de fevereiro, que deixou as companhias atuando sem amparo legal. O prefeito disse não acreditar que seja essa uma das causas dos problemas.

— Essa equação não fecha, trabalhadores querem reajuste de salário, os empresários querem reajuste na tarifa e a população quer pagar menos na passagem. Enquanto o governo federal subsidia a aquisição de transporte particular, isentando de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), privilegia o transporte particular e não o transporte público, nós temos que inverter essa lógica.

O prefeito, que já chegou a anunciar ter se retirado das negociações entre empresas e trabalhadores, voltou atrás quando perguntado. Disse que a prefeitura nunca se ausenta dessas questões.

— Eu me retirei em determinado momento das negociações porque percebi a dificuldade no entendimento e solicitei ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que procedesse os entendimentos quanto à decisão judicial do processo.

De acordo com ele, o MPT e o TRT foram "conclamados" a exigir o cumprimento da determinação judicial que estipula uma frota mínima de 50% nos horários de pico e de 20% no resto do dia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Simple Proff Blogger Template Created By Herro | Inspiring By Busy Bee Woo Themes Distribuido por Blog templates