segunda-feira, 15 de junho de 2009

Como ser um motorista defensivo

“Para dirigir com segurança e de forma defensiva o motorista deve conhecer as regras básicas do novo Código de Trânsito Brasileiro”


Quem sabe, exatamente, o que é dirigir defensivamente? Há quem pense que direção defensiva é ter habilidade no volante para escapar de abordagens indesejadas de outros motoristas ou fugir de perseguições de criminosos. Mas o verdadeiro conceito é exatamente o contrário e bem simples de ser praticado. Dirigir defensivamente é conduzir um veículo de modo a prevenir e evitar acidentes, apesar dos erros de outros motoristas ou apesar das condições adversas e imprevisíveis do trânsito ou da via.

Para dirigir com segurança e de forma defensiva o motorista deve conhecer as regras básicas do novo Código de Trânsito Brasileiro e os riscos que corre ao não respeitá-las. A atenção permanente é outra medida absolutamente indispensável. Somente com toda a atenção voltada para o ato de dirigir é que o motorista vai conseguir exercitar a sua habilidade de se antecipar às ameaças do trânsito e se preparar para enfrentá-las.

SEGURANÇA. Essa é a palavra mágica. Segurança de condutores, segurança de passageiros e segurança de pedestres. Este é o principal objetivo do novo Código que passou a exigir na formação de novos condutores, também o curso de direção defensiva.

Vamos agora conhecer algumas outras dicas e orientações importantes que podem fazer de cada um de nós um Motorista Defensivo.

PREVIDÊNCIA Seja sempre previdente. Uma atitude previdente pode ser de longo ou curto prazo. Um motorista previdente de longo prazo é aquele que faz revisões periódicas no seu veículo prevenindo eventuais defeitos. O previdente de curto prazo é aquele que já tira o pé do acelerador quando o sinal acende a luz amarela (atenção). CLIMA As condições climáticas devem sempre definir o seu modo de dirigir. De acordo com a gravidade da situação encontrada (chuva, neblina, nevoeiro, deslizamentos etc.) a sua opção pode ser dirigir com prudência, em velocidade reduzida e com os faróis acesos ou mesmo estacionar com segurança no acostamento até que as condições melhorem e permitam prosseguir a viagem.

CHUVA E ÁGUA Muito cuidado quando estiver dirigindo e começar a chover. Os primeiros pingos misturam-se com o pó e o óleo impregnados na pista formando uma camada extremamente escorregadia. Também atenção para as pistas alagadas e grandes poças. São situações que podem provocar a aquaplanagem que acontece quando os pneus perdem o contato com o solo. Nesses casos, tire o pé do acelerador, não pise no freio nem faça movimentos bruscos de direção. Com a diminuição natural da velocidade, os pneus voltam a tocar na pista e você pode então retomar o controle do veículo. SAÚDE Só assuma a condução de um veículo se as suas condições físicas e psicológicas estiverem boas. Cansaço, sonolência, problemas de visão e de audição, excitação ou entorpecimento provocado por remédios ou bebidas alcóolicas, são motivos mais do que suficientes para que você passe o volante para outra pessoa, adie a viagem ou use transporte coletivo.

SINAIS Fique sempre atento aos sinais das vias de circulação e aos sinais do veículo da frente. A luz de freio e a luz indicadora de direção refletem sempre o que o carro da frente está fazendo ou pretende fazer. Também não descuide de sua retaguarda. Informe sempre o que pretende fazer através da sinalização convencional. Não demonstre indecisão para não confundir o motorista de trás que, certamente, não é tão bom quanto você.

CRUZAMENTOS Não facilite nos cruzamentos. Mesmo que seja sua a preferência, reduza a velocidade e olhe para todos os lados antes de cruzá-lo.

ULTRAPASSAGEM Eis aí uma das principais causas de acidentes com vítimas no Brasil. A ultrapassagem será sempre uma manobra corriqueira no trânsito se for feita com segurança. Manter a distância correta do veículo a ser ultrapassado e verificar o fluxo de tráfego no sentido contrário e na retaguarda são regras básicas. Convencido de que a manobra pode ser feita, sinalize sua intenção tanto no deslocamento para a ultrapassagem quanto no retorno para a pista da direita. Uma boa dica para avaliar a margem de segurança de uma ultrapassagem em uma pista de mão dupla durante o dia é observar o veículo que vem no sentido contrário. Se você consegue identificar o tipo de veículo, não tente a ultrapassagem. A distância é pequena e a manobra pode ser perigosa. Há regras seguras também para quem é ultrapassado. Muitas vezes, o veículo que faz a ultrapassagem joga o carro para a direita fugindo do fluxo que vem na direção contrária. Ajude a ultrapassagem sinalizando com a seta indicativa de direção se há, ou não condições de ultrapassagem. Reduza sua marcha e aumente a distância entre seu carro e o da frente para que o carro que ultrapassou possa voltar para a faixa da direita.

ANIMAIS NA PISTA Em muitas estradas brasileiras, principalmente nas zonas rurais, é comum encontrarmos animais de grande porte soltos na pista ou pastando nos acostamentos. Nesses casos, diminua a velocidade e nunca buzine. Um ruído inesperado ou mesmo um facho de luz pode assustar o animal que pode se projetar contra o seu veículo.

PISCA-ALERTA
Bom senso e algumas regras básicas que são exigências do novo Código de Trânsito Brasileiro devem ser sempre os seus principais companheiros de viagem. Essa "boa companhia", além de contribuir para a sua segurança, também pode livrá-lo de multas pesadas, da perda de pontos no seu prontuário e até da eventual suspensão do seu direito de dirigir.
UTILIZE sempre o cinto de segurança. Você, motorista, e todos os demais ocupantes do veículo em circulação.

RESPEITE sempre o limite de passageiros do veículo determinado pelo fabricante. Tem dúvidas? Conte o número de cintos de segurança instalados. Esse é o número exato do limite de passageiros permitido.

ACOMODE as crianças menores de 10 anos sempre no banco traseiro. Lembre-se de afivelar o cinto e do limite de passageiros do seu veículo, que se aplica tanto para adultos como para crianças.

OBSERVE a sinalização das vias, principalmente os limites de velocidade.

PERCEBA os sinais físicos que seu corpo envia. Não dirija cansado, com sono ou sob efeitos de bebidas alcoólicas e medicamentos que alterem sua consciência.

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